Search

O alcance de um escape room educativo

Vamos fazer um jogo.


O que pensa que os seus alunos prefeririam?

Resolver, com entusiasmo, um exercício sobre os conteúdos letivos...

a) porque é uma obrigação.

b) enquanto resolvem enigmas e procuram a chave para que a sua imaginação consiga escapar da sala de aula.


Nós acreditamos que seria a opção b), que recorre ao conceito de escape room educativo, uma técnica de gamificação que aumenta a motivação e incentiva o trabalho colaborativo.



Mas, antes de mais, o que é um escape room?


Um escape room é uma experiência de jogo que desafia os participantes a sair de uma sala onde se encontram fechados. Mas atenção, para escapar e conseguir superar o desafio com sucesso é necessário fazê-lo dentro do tempo definido, resolvendo uma série de enigmas e mistérios que envolvem trabalhar em equipa, decifrar códigos para abrir cadeados e resolver quebra-cabeças e exercícios de lógica enquanto a adrenalina e o entusiasmo se aliam à pressão do ponteiro do relógio.


Em contexto escolar, esta dinâmica serve de ferramenta de gestão de aula em diferentes contextos: iniciar ou concluir a abordagem a uma matéria letiva específica, celebrar e aprofundar conhecimento relativo a efemérides ou introduzir temas de educação para a cidadania e cultura geral — matemática, português, geografia, história de Portugal, sustentabilidade, alterações climáticas, bullying, alimentação saudável, formação cívica, entre inúmeros outros.



É aqui que entra o 36zero: para facilitar o recurso a jogos e experiências práticas que permitem que, aplicando o método de aprendizagem por tentativa e erro, os alunos tenham interesse em aplicar os conhecimentos adquiridos e consolidem conteúdos com os quais possam ter maior dificuldade em se envolver.


Em adição ao seu carácter lúdico, esta técnica promove o desenvolvimento de competências como o trabalho colaborativo, a atenção ao detalhe ou o raciocínio lógico. E não é mesmo isso que os professores procuram alcançar durante as suas aulas?


Educar é um desafio.

© 2020 36zero | Experiências imersivas para a educação